Formação de Professores para atuar na EaD
- Formar professores autores e formadores para a compreensão das dimensões tecnológicas existentes no ambiente digital da educação a distância contemporânea;
- Possibilitar ao professor autor/formador avaliar, planejar, elaborar, organizar propostas de ensino e aprendizagem baseadas na modalidade de educação a distância (EaD) para cursos/disciplinas oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia, em uma perspectiva dialógica, colaborativa e construtivista;
- Capacitar professores autores e formadores para a elaboração de materiais didáticos multimídiaticos a serem utilizados nos cursos/disciplinas na modalidade a distância, oferecidos pela UFU;
- Orientar professores autores e formadores para a elaboração de planos e materiais de mediação pedagógica de cursos/disciplinas realizados na modalidade de educação a distância oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia, com ou sem o apoio de instrutores;
- Orientar o cursista em técnicas e estratégias para a criação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
- Capacitar professores e técnicos a criar um curso, utilizando o ambiente virtual Moodle.
Módulo I: Educação a distância: fundamentos, desenvolvimento e gestão da EaD
(CH Total: 20 horas)
- Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
- Concepções de educação a distância (EaD)
- Histórico da EaD
- Legislação da EaD no Brasil e na UFU
Módulo II: Planejamento e Gestão de Educação a Distância
(CH Total: 20 horas)
- A educação a distância na UFU
- A importância do ato de planejar
- Projeto de cursos na modalidade de EaD
- Profissionais envolvidos na oferta de cursos na EaD
- Planejamento de uma disciplina em cursos a distância
Módulo III: Produção de material didático em diferentes suportes midiáticos
(CH Total: 20 horas)
- Produção de material didático em diferentes suportes midiáticos
- Etapas da produção de materiais didático-pedagógicos para EaD
- Mídias para elaboração de materiais didático-pedagógicos
- Mídia impressa
- Mídia audiovisual
- Hipermídias
- Wiki como um recurso multimidiático na educação a distância
Módulo IV: Avaliação da aprendizagem na educação a distância
(CH Total: 20 horas)
- Avaliação da aprendizagem na EaD
- Avaliação da aprendizagem na EaD da UFU
- Objetivos da avaliação
- A mediação e o processo de avaliação da aprendizagem
- Os tipos e as funções da avaliação na EaD
- Os critérios de avaliação na EaD
- Instrumentos de avaliação na EaD
- Recursos do Moodle no processo de avaliação
- Avaliação institucional da EaD na UFU
Módulo V: Mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem
(CH Total: 20 horas)
- Concepções de trabalho docente na EaD
- Equipes multidisciplinares
- Características do trabalho do professor autor e formador
- Autoria inacabada: funções do professor formador no acompanhamento do curso
- Características do trabalho do tutor/mediador/instrutor
- Formas de acompanhamento e avaliação do curso
- Organização do curso no AVA: uso pedagógico dos recursos do Moodle
- Criando e configurando as principais atividades e recursos do Moodle
ALÉM DA ORDEM DE INSCRIÇÃO, TAMBÉM SERÃO CONSIDERADAS AS SEGUINTES PRIORIDADES PARA SELEÇÃO DE PARTICIPANTES:
PRIMEIRA PRIORIDADE: DOCENTES QUE JÁ ATUAM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFU NA MODALIDADE EAD.
SEGUNDA PRIORIDADE: DOCENTES EM GERAL QUE ATUAM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFU.
TERCEIRA PRIORIDADE: TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DA UFU.
EQUIPE CEAD:
Gustavo Bruno do Vale
Darcius Ferreira Lisboa Oliveira
Sarah Mendonça de Araújo
Anexo | Tamanho |
---|---|
lista_divulgacao_dos_participantes.pdf | 464.49 KB |