Programa de Atenção à Dependência Química – SADEQ – Oficina da Vida

Ações de promoção e prevenção à saúde relativas ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.

Desde 1995, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conta com o programa de atenção a questões relacionadas ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas (álcool, tabaco e outras drogas) – SADEQ/Oficina da Vida/DIRQS/PROGEP.

Desenvolve ações de assistência, promoção, prevenção, ensino e pesquisa para toda a comunidade acadêmica (servidores e seus dependentes, fundacionais e estudantes). Oferta neste âmbito atendimento ambulatorial (geral para transtornos relacionados ao consumo de substâncias psicoativas, para tabagistas e para familiares). Na linha da promoção e prevenção temos intervenções setoriais, capacitações (cursos, palestras, seminários, workshops) e demais serviços relacionados.

SERÁ QUE ESTOU BEBENDO DEMAIS? AVALIE AQUI O SEU CONSUMO.

Nesta seção está disponível teste e questionário para avaliar  anonimamente o nível de consumo de álcool. Lembrando que os resultados deste teste não indicam necessariamente a dependência da substância, porém sinaliza a necessidade de conversar com um profissional da saúde.

Questionário CAGE é um instrumento de fácil aplicação, utilizado para fazer uma triagem relacionada a problemas com álcool. Ele é composto por quatro perguntas de resposta sim ou não, levando em média 1 minuto para aplicação e soma dos pontos.

Clique aqui para o contato do Setor de Atenção à Dependência Química - SADEQ/Oficina da Vida

Público-alvo:

Professor, Técnico Administrativo, Servidores recém ingressados na UFU, Servidores que estejam em estágio probatório, Família do Servidor, Partícipe SIASS, Pensionista, Aposentado.

Setor responsável:

Setor de Atenção à Dependência Química