Equipe CIS UFU vai a Brasília para encontro nacional das CISs
Houve em Brasília nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2020.
Houve um Encontro das CIS (Comissões Internas de Supervisão da Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação) com a presença da Comissão Nacional de Supervisão de Carreira (CNSC), bases da FASUBRA Sindical. O Encontro contou com a participação de 118 trabalhadores e trabalhadoras das Universidades e Institutos Federais de Ensino, num total de 37 entidades participante.
O tema foi: “PCCTAE – 15 anos de conquista: Carreira para que? Por quê? E para quem?”
Para esse encontro a CIS de Uberlândia enviou quatro representantes, estes foram: Luiz Roberto Souza Vieira (Coordenador), Maria Cristina Sagário (Coordenadora adjunta), Dirceu Nogueira de Sales Duarte Júnior (Titular) e Itamar Reis Peixoto (Suplente).
O Encontro foi indicado no Encontro do Jurídico da FASUBRA que aconteceu nos dias 16 a 18 de outubro de 2019 e reforçado pela Plenária Nacional da categoria que aconteceu posteriormente nos dias 06 a 08 de dezembro de 2019. Ambos Encontros avaliaram que devido aos ataques constantes aos serviços e servidores públicos, especialmente aos técnico-administrativos em educação pelo Governo Federal, era importante haver um encontro das CIS para que pudessem em conjunto discutir e traçar caminhos e ações em defesa da nossa carreira.
O Encontro contou com quatro eixos de discussões, os dois primeiros aconteceram no dia 08/02 (sábado) e os dois últimos no dia 09/02 (domingo). Formaram-se mesas de discussões com pessoas convidadas para palestrarem a respeito das temáticas destacadas e contaram ainda com os questionamentos e comentários dos membros das CIS presentes no Evento.
O primeiro eixo foi dedicado à apresentação dos membros da CNSC e análise da conjuntura atual.
No segundo eixo foi apresentado um resgate histórico passando pela criação do PUCRE (Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos) ao PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação) nosso plano de carreira atual.
O terceiro eixo destacou o PCCTAE e os ataques à carreira das trabalhadoras e trabalhadores públicos federais através das Normativas, Portarias, Decretos, Projetos de Leis e Projetos de Emendas Constitucionais (PECs).
Por fim, no quarto eixo, houve um momento para a retirada de encaminhamentos e a socialização das dificuldades enfrentadas pelas CIS nos estados.
O encontro mostrou-se muito proveitoso e contribuiu bastante para a ampliação do conhecimento e a formação dos membros das CIS. Além disso contribuiu ainda para uma melhor comunicação entre as CIS e das próprias CIS com a FASUBRA.
Texto: Maria Cristina Sagário