UFU promove “Fevereiro Roxo” para conscientizar sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
O Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss) da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs/UFU) promove em fevereiro a campanha “Fevereiro Roxo”, dedicada à conscientização sobre o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. Embora essas doenças sejam crônicas, na maioria dos casos elas podem ser controladas com tratamentos adequados e mudanças de hábitos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são caracterizadas por progressão lenta, longa duração e, muitas vezes, prognóstico incerto. Relacionadas a fatores genéticos, ambientais e comportamentais, como sedentarismo e má alimentação, elas costumam surgir na idade adulta e podem gerar incapacidades, impactando significativamente a vida dos pacientes.
Para enfrentar esses desafios, o Siapss recomenda a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, acompanhamento médico e terapias complementares. Além disso, atividades como aprendizado de idiomas, instrumentos musicais e engajamento social são incentivadas para promover bem-estar mental e físico.
Vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o Siapss busca ampliar a conscientização e a autonomia dos servidores da UFU, promovendo ações educativas e debates sobre prevenção e políticas públicas de saúde. A campanha “Fevereiro Roxo” integra o programa Meses Coloridos, que ao longo do ano aborda diferentes temas de saúde e bem-estar. Você pode conferir mais sobre o programa e sobre outras ações do Siapss na página institucional da Dirqs/Progep.