O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Acontece

Oficina da Vida realiza palestra sobre o uso de substâncias psicoativas por mulheres

Live integra as ações do Mês da Mulher na UFU
Cristiano Vieira Sobrinho
18/03/2025 - 10:26 - atualizado em 18/03/2025 - 10:29

Na próxima quinta (20), às 9h, a Oficina da Vida, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizará a live "Uso de substâncias psicoativas por mulheres: a importância de uma perspectiva de gênero". A palestra será conduzida pela escritora e psicóloga da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Polyana Alvarenga Matumoto. O evento, que foi integrado à programação do Mês da Mulher na UFU, abordará as especificidades do consumo de substâncias psicoativas por mulheres, considerando os impactos sociais, psicológicos e estruturais, além da importância de uma abordagem baseada na equidade de gênero.

A Oficina da Vida é um setor da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), vinculada à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFU. A coordenadora do setor, Maria de Lourdes Pereira Costa, destaca que o Mês da Mulher se trata de um momento de celebração das conquistas femininas, mas também de uma data que convida a refletir sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam. “O aumento do consumo de álcool e drogas pode estar relacionado a uma série de fatores, como desigualdade de gênero, violência doméstica, pressão social e expectativas irrealistas sobre o papel da mulher na sociedade”, reitera ela, destacando a relevância da discussão da temática neste mês.

O evento online poderá ser assistido pelo canal da Progep no YouTube.


Sadeq – Oficina da Vida

O Sadeq/Oficina da Vida é o setor responsável pelo acolhimento e tratamento das servidoras e dos servidores usuários de álcool e outras drogas, que apresentem transtornos relacionados à dependência química. Além disso, realiza também ações educativas durante todo o ano visando a prevenção, a saúde e o bem-estar dos servidores e das servidoras da UFU.

Segundo nova Portaria da Progep, (Nº 169), cabe às chefias encaminhar os servidores ao Sadeq se forem identificados problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e houver impacto no trabalho. A chefia pode procurar a Oficina da Vida para obter orientações sobre a abordagem adequada para iniciar o processo de triagem e tratamento.

O encaminhamento deverá ocorrer por um dos seguintes meios: via SEI exclusivamente por processo sigiloso, por telefone (34) 3225-8086 ou 8079, por e-mail: seadq@dirqs.ufu.br ou pessoalmente na Dirqs, na Av. Mato Grosso, 3370, Umuarama.

Os servidores e chefias podem conhecer o trabalho desenvolvido pela Oficina da Vida no vídeo disponível no Canal da Progep no YouTube.

Texto: Camila Grilli

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.