UFU promove mesa-redonda para fortalecer redes de apoio à mulher
No dia 28 de agosto de 2025, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará a mesa-redonda “Agosto Lilás na UFU: Fortalecendo Redes de Apoio e Rompendo Silêncios”, evento que integra a campanha nacional de conscientização pelo enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade será realizada das 14h às 16h30, no Auditório 5O-A do Campus Santa Mônica, e será aberta à comunidade interna e externa, com emissão de certificados.
O Agosto Lilás marca o mês de combate à violência contra a mulher e celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006). A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade para acabar com todas as formas de violência (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial) além de divulgar os serviços especializados e os canais de denúncia disponíveis.
Organizado pelo Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o encontro reunirá representantes de entidades de apoio, movimentos sociais e setores institucionais da UFU e de Uberlândia, promovendo um espaço de diálogo, acolhimento e articulação.
Entre as convidadas confirmadas estão:
- Cláudia Regina Braga da Cruz: Psicóloga, docente e supervisora de atendimento da SOS Mulheres, com 28 anos de atuação na organização.
- Helena Paro: Médica ginecologista-obstetra do Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Violência Sexual (Nuavidas/HC/UFU/Ebserh).
- Milena Martins Marques Ferreira: atualmente coordenadora do núcleo de atendimento do Coletivo Acolhidas, com atuação no acolhimento de mulheres vítimas de violência de gênero.
- Neiva Flávia de Oliveira: Professora da Faculdade de Direito da UFU, coordenadora de projetos de assessoria jurídica e integrante do Nuavidas.
- Ana Clara Horácio Lourenço: Coordenadora do núcleo de expansão e qualidade do Coletivo Acolhidas.
- Marya Gabriela Romão Silva: Membro do Coletivo Acolhidas, com experiência em ações de acolhimento e debates sobre gênero.
A ação integra o Programa Meses Coloridos e reforça o compromisso da UFU com a construção de um ambiente universitário seguro, inclusivo e livre de violências.
Clique aqui ou no botão abaixo para se inscrever.
Texto: Camila Grilli | Arte: Mateus Meireles
