Capacitação

Comunicação interpessoal e feedback

Renata Bernardes Elias
14/08/2025 - 14:11 - atualizado em 29/08/2025 - 10:14
Competências Transversais: 
Comunicação - Diversidade e inclusão - Ética e integridade pública - Foco nos resultados para os cidadãos - Trabalho em equipe
Competências de Liderança: 
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal - Comunicação estratégica - Engajamento de pessoas e equipes - Geração de valor para o usuário - Gestão de crises
Objetivo: 
  •  Promover o autoconhecimento, autogestão emocional como bases para relações interpessoais saudáveis;
  • Desenvolver a escuta ativa e a comunicação efetiva em um processo dialógico, inclusivo e respeitoso;
  • Capacitar os participantes para oferecer e receber feedback de forma prática e construtiva nos contextos analógico e digital;
  • Contribuir para a construção de um ambiente organizacional seguro e de aprendizado permanente.
Conteúdo do curso: 

- AUTOCONSCIÊNCIA E AUTOPERCEPÇÃO

. Hipótese de Sumer & Knight: vida pessoal x vida profissional;

. Como aprendemos o que aprendemos: interação herança x meio;

. Autoconfiança: hierarquia de valores e regras implícitas de comunicação interpessoal;

- ACESSIBILIDADE

. Comunicação inclusiva: conceito e aplicações;

. Como abordar adequadamente uma pessoa com deficiência;

. Como se apresentar para uma pessoa com deficiência;

- GESTÃO DAS EMOÇÕES

. Razão e emoção

. Segurança psicológica e ambiente profissional;

. Expectativa x desempenho: a Profecia Autorrealizável

. O lado humano na empresa: teoria X e teoria Y na administração pública;

. Efeito Pigmaleão na gestão de equipes;

- COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL

. Pessoa com deficiência: definição e terminologia;

. Acessibilidade e inclusão: conceitos fundamentais;

. Acessibilidade e linguagem;

. Barreiras comunicacionais: principais tipos e como minimizá-las;

. Tecnologia assistiva e Recursos de acessibilidade comunicacional;

. Acessibilidade na comunicação digital;

. Tradução audiovisual acessível e Interpretação: acessibilidade em contextos acadêmicos e culturais;

- ESCUTA ATIVA

. Conexão e rapport;

. Ouça, não antecipe;

. Diferencie interesse de posição;

. Níveis de escuta e tipos de não-ouvintes;

. Gestão de conflitos: atrito intelectual x atrito social;                                     

- COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL

. Comunicação efetiva: fundamentos e práticas;

. Comunicação não-violenta fundamentos e uso diário;

. Comunicação mediada: falta de cortesia, ofensa, assédio, agressão;

. Psiconeurofisiologia da comunicação: mente e corpo integrados;

. Axiomas da comunicação: é impossível não se comunicar;

. Neurolinguística: metamodelo e tomada de decisão;

. Sistema representacionais e comunicação interna;

. Maiêutica socrática: perguntas que eliciam processos e preservam reputação;

. Linguagem corporal e comunicação não-verbal;

. Congruência: postura, voz e vocabulário transformacional;

- FEEDBACK

. Fundamentos, técnicas e aplicações;

. Feedback em situações desafiadoras;

. Cultura de Feedback e avaliação de desempenho;

. Feedback como oportunidade de aprendizado e aprimoramento profissional;

. Avaliação do programa.

Pré-requisitos: 
Ensino médio completo
Público-alvo: 
Professor - Técnico Administrativo - Servidores recém ingressados na UFU
Dias da Semana: 
Segundas e quartas-feiras das 14:00 às 17:00
Local: 
Sala de treinamento da DICAP no 3º piso do prédio da FAU
Instrutor(es): 

Fabiano de Moura Goulart;

Heverton Rodrigues Fernandes.

Coordenação: 
renata25@ufu.br   (34) 3239-1325
Renata Bernardes Elias
Documentos: 
AnexoTamanho
PDF icon lista_participantes.pdf225.37 KB
Carga horária: 33 horas
Vagas: 25 vagas
Período de inscrições 14/08/2025 - 14:30 até 28/08/2025 - 23:45
Divulgação da lista de participantes 29/08/2025
Período de realização 01/09/2025 - 14:00 até 06/10/2025 - 17:00