Comunicação interpessoal e feedback
- Promover o autoconhecimento, autogestão emocional como bases para relações interpessoais saudáveis;
- Desenvolver a escuta ativa e a comunicação efetiva em um processo dialógico, inclusivo e respeitoso;
- Capacitar os participantes para oferecer e receber feedback de forma prática e construtiva nos contextos analógico e digital;
- Contribuir para a construção de um ambiente organizacional seguro e de aprendizado permanente.
- AUTOCONSCIÊNCIA E AUTOPERCEPÇÃO
. Hipótese de Sumer & Knight: vida pessoal x vida profissional;
. Como aprendemos o que aprendemos: interação herança x meio;
. Autoconfiança: hierarquia de valores e regras implícitas de comunicação interpessoal;
- ACESSIBILIDADE
. Comunicação inclusiva: conceito e aplicações;
. Como abordar adequadamente uma pessoa com deficiência;
. Como se apresentar para uma pessoa com deficiência;
- GESTÃO DAS EMOÇÕES
. Razão e emoção
. Segurança psicológica e ambiente profissional;
. Expectativa x desempenho: a Profecia Autorrealizável
. O lado humano na empresa: teoria X e teoria Y na administração pública;
. Efeito Pigmaleão na gestão de equipes;
- COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL
. Pessoa com deficiência: definição e terminologia;
. Acessibilidade e inclusão: conceitos fundamentais;
. Acessibilidade e linguagem;
. Barreiras comunicacionais: principais tipos e como minimizá-las;
. Tecnologia assistiva e Recursos de acessibilidade comunicacional;
. Acessibilidade na comunicação digital;
. Tradução audiovisual acessível e Interpretação: acessibilidade em contextos acadêmicos e culturais;
- ESCUTA ATIVA
. Conexão e rapport;
. Ouça, não antecipe;
. Diferencie interesse de posição;
. Níveis de escuta e tipos de não-ouvintes;
. Gestão de conflitos: atrito intelectual x atrito social;
- COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL
. Comunicação efetiva: fundamentos e práticas;
. Comunicação não-violenta fundamentos e uso diário;
. Comunicação mediada: falta de cortesia, ofensa, assédio, agressão;
. Psiconeurofisiologia da comunicação: mente e corpo integrados;
. Axiomas da comunicação: é impossível não se comunicar;
. Neurolinguística: metamodelo e tomada de decisão;
. Sistema representacionais e comunicação interna;
. Maiêutica socrática: perguntas que eliciam processos e preservam reputação;
. Linguagem corporal e comunicação não-verbal;
. Congruência: postura, voz e vocabulário transformacional;
- FEEDBACK
. Fundamentos, técnicas e aplicações;
. Feedback em situações desafiadoras;
. Cultura de Feedback e avaliação de desempenho;
. Feedback como oportunidade de aprendizado e aprimoramento profissional;
. Avaliação do programa.
Fabiano de Moura Goulart;
Heverton Rodrigues Fernandes.
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