O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Capacitação

Produção de conteúdo para mídias sociais

Renata Bernardes Elias
15/04/2025 - 09:21 - atualizado em 08/05/2025 - 10:13
Competências Transversais: 
Comunicação - Diversidade e inclusão - Foco nos resultados para os cidadãos - Mentalidade digital
Competências de Liderança: 
Comunicação estratégica - Inovação e mudança
Objetivo: 
  • Desenvolver competências em comunicação digital: capacitar os servidores para planejar, criar e publicar conteúdos estratégicos e atrativos, alinhados à identidade institucional da universidade;

  • Conhecer técnicas de redação para mídias sociais: ensinar práticas de escrita persuasiva e acessível, com foco em clareza, engajamento e adaptação para diferentes plataformas, respeitando a diversidade do público-alvo;

  • Promover o uso ético e legal das mídias sociais: abordar temas como a aplicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), direitos autorais e boas práticas éticas na produção e compartilhamento de conteúdos institucionais;

  • Atrair os diferentes públicos em mídias sociais: Capacitar os participantes a identificar o perfil dos públicos-alvo e desenvolver estratégias de engajamento adequadas às necessidades e expectativas de estudantes, servidores, pesquisadores e a sociedade em geral.

Conteúdo do curso: 
  • Introdução às mídias sociais: características das principais plataformas e sua aplicação estratégica no contexto universitário.

  • Planejamento de conteúdo: definição de objetivos, identificação do público-alvo, criação de cronogramas editoriais e alinhamento com a identidade institucional.

  • Produção de textos e elementos visuais: técnicas de redação para redes sociais, uso de linguagem acessível e engajadora e criação de recursos multimídia.

  • Acessibilidade e inclusão digital: práticas para tornar conteúdos acessíveis, como descrição de imagens, legendas em vídeos e uso de linguagem inclusiva.

  • Aspectos éticos e legais: direitos autorais, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e boas práticas na comunicação pública.

  • Análise de Resultados: métricas e ferramentas para monitorar o desempenho e ajustar estratégias.

 

Pré-requisitos: 
Ensino fundamental completo
Público-alvo: 
Professor - Técnico Administrativo - Servidores recém ingressados na UFU
Dias da Semana: 
Terça-feira
Local: 
Laboratório 01 - 1B214 (FACOM) - Santa Mônica
Instrutor(es): 

Jussara Coelho - DIRCO

Coordenação: 
renata25@ufu.br   (34) 3239-1325
Renata Bernardes Elias
Documentos: 
AnexoTamanho
PDF icon lista_de_participantes_1.pdf181.64 KB
PDF icon lista_de_espera_2.pdf134.79 KB
Carga horária: 30 horas
Vagas: 25 vagas
Período de inscrições 15/04/2025 - 10:00 até 07/05/2025 - 23:45
Divulgação da lista de participantes 08/05/2025
Período de realização 13/05/2025 - 14:00 até 15/07/2025 - 17:00
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.