Manual do Servidor (Serviços / Procedimentos)

Programa qualidade de vida em ação

Portal PROGEP
08/09/2014 - 09:22 - atualizado em 06/10/2014 - 11:59

Este programa pretende promover ações visando à saúde integral dos servidores vinculados à UR-SIASS/UFU, por meio de práticas voltadas ao estímulo de cuidados pessoais com a manutenção e melhoria da própria saúde, à ampliação do autoconhecimento, à adoção de um estilo de vida saudável com consequente incremento na qualidade de vida.

Público-alvo: 
Professor, Técnico Administrativo, Servidores recém ingressados na UFU, Servidores que estejam em estágio probatório

Requisitos

As unidades serão selecionadas mediante estudo de dados epidemiológicos significativos para  intervenção naquela área, compondo, assim, o cronograma anual.


Orientações

A intervenção na unidade se fará em 03 a 05 visitas semanais, em dias alternados, de acordo com a disponibilidade de cada unidade, mas de forma a atingir a todos os servidores daquela área/setor dos diversos turnos de funcionamento.

As atividades propostas são apresentadas em local destinado pela chefia da área para esta finalidade. Nesta ocasião, executará atividades abordando os seguintes temas/conteúdos/práticas, e/ou outros conforme demanda identificada:

- gerenciamento do stress

- reeducação postural e prática de exercícios físicos

- alimentação saudável

- monitoramento/acompanhamento da saúde – orientação quanto a exames periódicos de saúde, cuidados práticos (vacinação, vermifugação)

- política de saúde institucional – SIASS, saúde suplementar, afastamentos para tratamento da saúde, procedimentos em relação a atestados

- gestão das finanças pessoais e familiares

- dependência química

- segurança no trabalho – normas e condutas em relação a acidentes de trabalho

- práticas terapêuticas: auriculoterapia, Reiki, plantão psicossocial, vivências, saúde bucal)

- aferição de pressão arterial

A forma de abordagem poderá variar de acordo com a atividade a ser desenvolvida e com a preferência do facilitador, que poderá adotar rodas de conversa, atendimentos individuais, grupos, panfletagem, avaliações físicas, demonstrações, exercícios/práticas físicas e vivenciais, etc.

Ao final de 06 (seis) meses das intervenções setoriais, a equipe responsável retornará à unidade com o objetivo de avaliar a intervenção a partir da escuta dos servidores e dos gestores, com base nos resultados visualizados.