Servidores têm até 15 de dezembro para comprovação dos pagamentos a planos de saúde individuais de 2022
O Setor de Saúde Suplementar (Sesas), da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), informa aos servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que recebem o auxílio-saúde por meio de ressarcimento de planos individuais de pessoa física, planos da Associação dos Docentes (Adufu) e planos da Aliança Administradora que, para continuar recebendo o subsídio do governo federal, será necessário comprovar os pagamentos feitos no ano de 2022.
A comprovação deve ser feita até o dia 15 de dezembro de 2023, conforme orientações constantes na Instrução Normativa Srt/Mgi Nº 30, de 23 de Novembro de 2023, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Atenção:
- Para aqueles que estiveram durante todos os meses do ano de 2022 no plano Unimed/UFU, não é necessário fazer a comprovação. Mas, caso isso não tenha ocorrido e os servidores tenham recebido mesmo que apenas um mês por meio de outro plano, então deverão apresentar a comprovação do(s) mês(es) em que receberam o per capita via plano Pessoa Física.
- Aos servidores associados ao plano da Unimed/Adufu, foram processadas as comprovações da maioria.
- Alguns servidores fizeram, ao longo de 2023, a comprovação dos pagamentos das mensalidades do plano de saúde de 2022. Estes não precisam realizá-la novamente.
Aqueles que ainda não comprovaram os gastos deverão apresentar ao Setor de Protocolo os comprovantes dos pagamentos de janeiro até dezembro de 2022 ou dos meses em que estiveram vinculados a outro plano de saúde fora do Unimed/UFU, juntamente com o formulário ou mediante preenchimento de formulário próprio no SEI, para a abertura do processo eletrônico.
O endereço do Setor de Protocolo (Sepro) é na Reitoria, no Bloco 3P do Campus Santa Mônica - Av. João Naves de Ávila, 2121 - CEP 38400-902 - Uberlândia - MG.
Orientações para entrega diretamente por meio do SEI:
Abertura do processo no SEI:
- Tipo de processo: Pessoal – Assistência à saúde – Comprovantes de pagamento;
- Especificação: Comprovantes de Pagamentos 2022;
- Classificação por assunto: 026.192.a - assistência à saúde (inclusive planos de saúde);
- Interessados: (nome do/a servidor/a);
- Nível de Acesso: Restrito;
Acessar o formulário:
- Tipo do documento: Formulário para Comprovação de Ressarcimento Anual Sesas;
- Descrição: Comprovantes de pagamentos 2022;
- Classificação por assunto: 026.192.a - assistência à saúde (inclusive planos de saúde);
- Descrição: Comprovantes de pagamentos 2022;
- Nível de Acesso: Restrito;
Preencher formulário:
- Editar Conteúdo;
- Preencher todos os campos, inclusive com os dados dos dependentes que estão no plano e receberam o per capita saúde suplementar em algum mês do ano de 2022;
- Salvar e assinar o documento;
Incluir os comprovantes de pagamento:
- Incluir documento;
- Externo;
- Tipo do documento: Comprovante;
- Data do Documento: colocar a data atual;
- Formato: Digitalizado nesta Unidade;
- Tipo de conferência: Cópia Simples;
- Remetente: (nome do/a servidor/a);
- Interessados: (nome do/a servidor/a) e Sesas;
- Classificação por assunto: 026.192.a - assistência à saúde (inclusive planos de saúde);
- Nível de Acesso: Restrito;
- Anexar o(s) comprovante(s) em PDF.
O processo SEI deve ser enviado para o Setor de Saúde Suplementar (Sesas).
Documentos que podem ser apresentados para a comprovação de pagamento do convênio médico:
- Recomenda-se utilizar o informe de rendimentos do imposto de renda fornecido por sua operadora/administradora de plano de saúde.
- Outros documentos, desde que a comprovação seja feita de forma inequívoca, tanto para o titular do plano quanto para os dependentes.
Caso não haja a comprovação dos pagamentos das mensalidades do plano de saúde na data em questão, o benefício será suspenso e será instaurado um processo administrativo visando à reposição ao erário dos valores recebidos indevidamente.
No caso de cancelamento do plano de saúde, cabe aos servidores informarem imediatamente ao Setor de Saúde Suplementar para a suspensão do recebimento do subsídio, evitando possíveis transtornos. Orientações disponíveis no link: http://www.progep.ufu.br/procedimento/saude-suplementar-ressarcimento.
Para demais dúvidas, os servidores devem entrar em contato, via WhatsApp, ao número (34) 99196-0424, ou pelo e-mail saudesuplementar@dirqs.ufu.br e perguntar a situação de sua comprovação, não se esquecendo de colocar seu nome completo e número do CPF.