Acontece

UFU realiza novo ciclo de palestras sobre saúde mental

Projeto do Siapss inicia com live sobre educação financeira
Cristiano Vieira Sobrinho
13/02/2025 - 14:52 - atualizado em 13/02/2025 - 14:59

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inicia neste mês o “Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental: promovendo diálogos para promover saúde”, um projeto que visa o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores. A iniciativa será realizada durante todo o ano de 2025 e todas as ações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A primeira live, “Finanças e Saúde Mental: como organizar sua vida financeira para viver com mais tranquilidade”, está programada para 18 de fevereiro, às 14h, e terá emissão de certificado.
 

O ciclo é uma iniciativa do Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs/UFU), e tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde mental da comunidade da UFU. Segundo Lucas de Pádua, um dos organizadores do projeto, “a ideia surgiu a partir da necessidade de ampliação das ações de promoção à saúde mental dos servidores da UFU, especialmente considerando o cenário do teletrabalho e a dispersão geográfica dos campi”. Lucas acrescenta que a proposta visa disseminar informações científicas, sanar dúvidas e facilitar a escolha de hábitos saudáveis que melhorem a qualidade de vida.

 
Os temas das palestras foram pensados a partir das demandas identificadas pela equipe do Siapss. “Queremos contribuir com a promoção da saúde mental dos servidores, reconhecendo que as finanças são centrais em nossa vida e influenciam diretamente nosso bem-estar. Pretendemos criar um espaço informativo e de reflexão sobre hábitos e comportamentos com o dinheiro”, explica Mariana Rebello, também organizadora do projeto, a respeito do assunto da primeira live. Além do tema inaugural, a programação já reserva outros assuntos relevantes: em março, o foco será “Saúde Mental das Mulheres” e, ao longo do ano, temas como perdas e lutos, sono e parentalidade serão discutidos, sempre alinhados às necessidades apontadas pelos servidores.