Ética e Serviço Público
Neste curso, serão apresentados os principais fundamentos de ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público. A conduta das pessoas interfere no funcionamento das organizações e traz impactos para a sociedade. Por essa razão, o desenvolvimento da consciência ética é fundamental para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia. A proposta central do curso é capacitar as pessoas para que tenham conduta ética ao oferecerem e utilizarem serviços públicos.
- 1 Conceitos básicos
- 1.1 Os sentidos atribuídos à ética
- 1.2 Relativismo ético
- 1.3 Ética e filosofia
- 1.4 Ética, política e direito
- 1.5 Educação Ética
- 2 Ética da Vida Pública
- 2.1 A vida pública e a esfera privada: o Estado
- 2.2 Democracia e cidadania
- 2.3 Cidadania no Brasil
- 2.4 Serviço Público e desafios do Estado contemporâneo no Brasil
- 2.5 Responsabilidade pública (Accountability)
- 3 Conduta no Serviço Público
- 3.1 Regras de conduta
- 3.2 Profissionalismo, decoro e civilidade
- 3.3 Códigos de ética no Serviço Público
- 3.4 Iniciativas da Administração Pública federal
O site da ENAP informa que o servidor pode inscrever-se a qualquer momento e iniciar o curso imediatamente.
As inscrições para este curso podem ser feitas por meio do endereço: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/4
O certificado será emitido pela ENAP.