Ética e Serviço Público (parceria com ENAP)
Reconhecer as implicações éticas em sua prática profissional, assegurando procedimentos e decisões coerentes com os valores e princípios que regem o exercício da função. Identificar os principais avanços e desafios do serviço público brasileiro, particularmente na dimensão dos valores e condutas individuais do servidor, para a consolidação da cidadania e do Estado democrático.
Desenvolvimento histórico da ética. Dimensões cognitivas e atitudinais da ética: mérito da ação (intenção e juízo desinteressado). Escolha e deliberação. Virtudes e caráter. Autonomia e responsabilidade. Aspectos conceituais da vida pública: república e democracia. Estado, cidadania e império da lei. Cargo público. Prestação pública de contas (accountability). Premissas da conduta ética da função pública. Iniciativas governamentais: a gestão da ética.
- As atividades avaliativas ficam abertas apenas durante o período do curso e são corrigidas diretamente pela plataforma Moodle do CEAD/UFU de forma automática.
- Este curso é autoinstrucional. Desse modo, não há o acompanhamento de tutor especialista para sanar dúvidas de conteúdo. Também não há ferramentas para subsidiar a interação com outros participantes no ambiente do curso.
- É imprescindível a autonomia de cada estudante para o estabelecimento de sua própria rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local que tenha computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.
- Para ser considerado concluinte, o aluno deve obter o mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades do curso.
Anexo | Tamanho |
---|---|
lista_de_inscritos_-_curso_etica_e_servico_publico.pdf | 237.87 KB |