PRONATEC - Assistente Administrativo
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) visa a ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) à população brasileira por intermédio de uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
Este curso possui como objetivo geral capacitar os alunos quanto ao seu papel profissional e sobre a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Os objetivo específicos incluem: Especificar o papel do servidor público na instituição e na sociedade; Explicar a importância e as especificidades do relacionamento interpessoal; Descrever a importância da comunicação nas relações; Demonstrar aspectos referentes ao atendimento ao público; Especificar quais são as competências essenciais do servidor público; Desenvolver nos servidores as práticas de como lidar com as emoções no atendimento; Explicar o que é trabalho em equipe; Relacionar as possibilidades de administração do tempo; Demonstrar, por meio de exemplos, a prática do atendimento telefônico; Explicar a dimensão ética do trabalho; Descrever a legislação do Serviço Público Federal; Relacionar quais são os direitos e deveres dos servidores púbicos.
- O Papel e a imagem profissional (20 horas): Apresentação do papel e imagem profissional do servidor público. Competências essenciais do servidor público. Marketing Pessoal – postura, vestuário e atitudes. Ética – sigilo profissional. Trabalho em Equipe. Administração do tempo.
- Relacionamento interpessoal (30 horas): Auto e hetero-percepção. Desenvolvimento da percepção “eu” e “o outro”. Estereótipos, preconceitos e primeira impressão. Administração de conflitos: como lidar e resolver conflitos pessoais e nas equipes. Trabalhando as emoções. Convivendo com o stress.
- Atendimento ao Público (40 horas): Importância do relacionamento interpessoal no atendimento. Comunicação: importância, tipos, barreiras e feedback. Comunicação interna e externa. Saber ouvir. Dar e receber feedback. Como lidar com as emoções no atendimento. Como lidar com os diferentes tipos de pessoas. Atendimento telefônico.
- Legislação – Direitos e Deveres (30 horas): Estrutura do Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos da UFU – PCCTAE. Conceitos básicos da carreira. Ambiente organizacional. Desenvolvimento do servidor na carreira: Progressão por capacitação, Progressão por mérito e Incentivo à Qualificação. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União – Lei 8112/90. Concurso Público; Estágio Probatório. Readaptação; Reversão; Redistribuição; Remoção. Licenças; Afastamentos e Concessões. Atualização da Medida Provisória nº 568.
- Esta pré-matrícula não garante a vaga no curso.
- Os horários, dias da semana, início e término da execução dos cursos estão sujeitos a alteração, de acordo com a demanda do PROGRAMA PRONATEC.
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