Manual do Servidor (Serviços / Procedimentos)

Alteração de conta bancária para salário ou outros recebimentos (ex. diárias e passagens)

Diretoria de Administração de Pessoal
10/10/2014 - 16:14 - atualizado em 27/04/2022 - 14:58
  • Aos servidores (ativos e inativos) e pensionistas é possível optar por receber seus vencimentos na instituição bancária de sua preferência, desde que esteja habilitada pelo Ministério do Planejamento.
  • Bancos habilitados pelo Ministério do Planejamento, com os respectivos códigos:
    • 001 - BANCO DO BRASIL
    • 033 - SANTANDER
    • 041 - BANRISUL
    • 104 - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
    • 237 - BRADESCO
    • 341 - ITAÚ
    • 748 - BANSICRED
    • 756 - CRED UFU
  • Para solicitar abetura de conta salário nos bancos habilitados, informe o CNPJ da unidade pagadora (Fundação Universidade Federal de Uberlândia): 25.648.387/0001-18. Para contas abertas na Caixa Econômica Federal, informe o CNPJ do Ministério da Economia: 00.489.828/0010-46.
Público-alvo: 
Professor, Técnico Administrativo, Pensionista, Aposentado

Requisitos
  • O pagamento do salário ocorre apenas em conta do tipo "salário", conforme Resolução 3.402/2006 do Banco Central do Brasil. O número da conta corrente e da conta salário podem ser distintos em algumas instituições financeiras. É de responsabilidade do titular da conta salário prestar a informação correta e legível para evitar falhas no pagamento.
  • É importante que o servidor certifique-se da efetivação da alteração antes de encerrar a conta anterior.

Orientações

PARA SOLICITAR A ALTERAÇÃO:

O requerimento de alteração de conta bancária deve ser realizado pelo SouGov.br, por meio do aplicativo no celular ou acessando a página pelo computador (www.gov.br/sougov).

1º) Na tela inicial do SouGov, em Solicitações, clique em Dados Bancários:

   

2º) Na próxima tela, você verá as informações da sua conta atual. Nessa tela você poderá alterar a sua Conta Salário e incluir uma Conta para outros recebimentos.

Para alterar a sua Conta Salário ou a sua Conta para outros recebimentos, clique no lápis à direita dos dados da sua conta e inclua os dados da nova conta. Caso não possua uma Conta para outros recebimentos cadastrada e deseje incluir, clique em Adicionar.

Se a conta for única para os dois casos, basta repetir os dados da conta.

Para prosseguir com o procedimento, clique em Próximo.

          

 

3º) Será necessário incluir o comprovante de dados bancários, que é exigido para avaliação da alteração de sua conta. Clique na seta para inserir uma imagem ou PDF e depois em Próximo.

 

4º) Confira os dados atuais e as alterações que você realizou e, se estiver tudo correto, clique em Confirmar.

Após conclusão do procedimento, a sua solicitação será enviada, automaticamente, para avaliação da área responsável.

 

OBS: Excepcionalmente, no caso de o usuário estar com acesso ao SouGov temporariamente indisponível, a solicitação poderá ser realizada mediante solicitação no Sistema SEI:

a) Tipo de Processo: "Pessoal: Assentamentos Individuais. Alteração de Conta Bancária”.

b) Documento: Requerimento de Alteração de Conta (para salário)” ou "Requerimento de Cadastro de Conta (receb. Diárias)".

c) Enviar o processo para a DIPES.

IMPORTANTE: mantenha seu cadastro sempre atualizado. O procedimento para Atualização Cadastral também está disponível no Manual do Servidor.


Legislações

Procedimentos Relacionados


Responsável
dipes@progep.ufu.br   (34) 3225-8055, 3225-8056, 3225-8057