Módulo de Requerimentos - SIGEPE
O Módulo de Requerimentos no Sigepe é destinado aos servidores ativos, aposentados e pensionistas para o gerenciamento de forma eletrônica, dos requerimentos feitos pelo servidor para sua Unidade de Gestão de Pessoas. O preenchimento dos formulários de solicitação, a anexação de documentos externos e toda a comunicação entre servidor e sua unidade é realizada dentro do Sigepe.
Atualmente, estão disponíveis os seguintes Requerimentos:
- Ajuda de Custo
- Alteração de Dados Bancários
- Assistência à Saúde Suplementar (Solicitação)
- Ausência por Falecimento de Familiar
- Ausência por Motivo de Casamento
- Autorização de Acesso à Declaração de Ajuste Anual do IRPF
- Auxilio Alimentação e Refeição
- Auxílio Transporte
- Averbação de Tempo de Contribuição
- Cadastro de Estagiário
- Cadastro de Servidor
- Cadastro/Alteração de Dependente
- Comprovante de Quitação de Plano de Saúde
- Declaração - ocupante de DAS ou FCPE - Decreto 9.727/2019
- Declaração Negativa de Participação Gerência Sociedade PRD
- Declarações Legais
- Encaminhamento de Rendimentos Extra SIAPE
- Licença Gestante/Adotante
- Licença Paternidade e Prorrogação
- Opção - Função Comissionada Técnica - FCT
- Opção DAS e NES
- Pagamento de Substituição
- Termo de Opção de Remuneração de Ministro de Estado
- Termo de Responsabilidade - Comprovante Extra SIAPE
De acordo com a PORTARIA SGP/SEDGG/ME Nº 4.764, DE 27 DE ABRIL DE 2021, as Unidades de Gestão de Pessoas ficam obrigadas a utilizar as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo órgão central do SIPEC. Assim, requerimentos feitos fora do Módulo devem ser devolvidos ao usuário sem análise.
Todos os servidores têm acesso ao Módulo de Requerimentos. Para acessá-lo, basta fazer o login no Sigepe Servidor e acessar a opção "Requerimento" na Área de Trabalho do Servidor.
Segue passo a passo do acesso ao Módulo de Requerimentos:
- Acessar o Portal do Servidor pelo endereço: www.servidor.gov.br.
- Marcar a opção Sigepe Servidor e Pensionista:
- Fazer o login no Sistema Sigepe/Sigac:
Obs: Caso seja o primeiro acesso ao Sistema ou esteja com o acesso bloqueado, as orientações estão descritas em: http://www.progep.ufu.br/procedimento/sigepe-instrucoes-para-o-primeiro-....
- Após efetuar o login, o servidor terá acesso à Área de Trabalho do Servidor e no campo “Favoritos” clicar no ícone “Requerimento”:
- Na tela para a qual foi direcionado clicar no título "Solicitar":
- Selecionar o tipo de requerimento desejado:
- A partir do tipo de requerimento solicitado, aparecerá a tela na qual o servidor deverá preencher todas as informações solicitadas. Após, clicar em "Gerar Documento":
- O documento gerado aparecerá à direita, conferir todos os dados até o final do documento e realizar as correções, caso necessárias:
- Observar também os documentos que devem ser anexados e clicar na opção "Assinar":
- Informar o CPF e a senha Sigepe/Sigac para concluir a assinatura:
- O próximo passo é incluir os anexos obrigatórios, conforme listados no requerimento:
- Selecionar o documento que será anexado:
- Preencher os dados do documento e clicar em "Anexar" para incluir o documento previamente preparado pelo servidor (formato PDF):
- Após, clicar em "Assinar" e, assim como na inclusão do requerimento, informar o CPF e a senha Sigepe/Sigac para concluir a assinatura:
- Por fim, após a inclusão de todos os anexos, marcar a opção "Registrar Ciência" e, em seguida, "Enviar para análise":
- O requerimento será direcionado para a área responsável por seu processamento. Caso haja alguma inconsistência, o requerimento será devolvido para correção. Após o deferimento ou indeferimento do requerimento, o servidor receberá uma atividade para "Dar Ciência" sobre a situação do seu requerimento. A partir da ciência do servidor, os documentos serão enviados automaticamente para o Assentamento Funcional Digital - AFD. OBS: As notificações são enviadas ao requerente por e-mail e pela central de mensagens do Sigepe.