Divisão de Saúde Ocupacional
02/09/2014 - 10:10 - atualizado em 27/02/2025 - 12:33
A Divisão tem por objetivo promover a saúde ocupacional dos servidores melhorando o bem-estar, a qualidade de vida, a competência e o desempenho no trabalho, buscando também a diminuição do absenteísmo na Instituição.
A DISAO conta ainda com uma Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Saúde que desenvolve ações contínuas e sistemáticas voltadas para detectar, conhecer, pesquisar, analisar e monitorar os fatores determinantes e condicionantes da saúde, relacionados aos processos e ambientes de trabalho, assim como o planejamento, implantação e avaliação das intervenções que reduzam os riscos e agravos à Saúde, com uma abordagem transdisciplinar.
Para tanto desenvolve ações norteadas pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). A seguir estão as principais ações da DISAO:
- Realização dos Exames Médicos Ocupacionais:- Admissionais; Periódicos; Retorno ao Trabalho; Mudança de Função e Demissionais com avaliações clínicas e interpretação de exames auxiliares. Os exames periódicos são realizados bienalmente, anualmente ou até em intervalos de 6 em 6 meses, conforme avaliação dos riscos ocupacionais e idade do servidor. A convocação se dá por setor de trabalho.
- Participação efetiva nas readaptações funcionais;
- Ações educativas em saúde pautada pela metodologia de pesquisa →intervenção;
- Atendimento e acompanhamento dos acidentados (acidente típico, biológico e do trajeto), assim como de servidores portadores de doenças ocupacionais ou do trabalho;
- Avaliação de nexo causal.
A saúde ocupacional merece atenção multidisciplinar e o êxito de qualquer programa de controle de saúde, só será possível com a corresponsabilidade de todos profissionais habilitados na área, das chefias e inclusive do próprio trabalhador.