Manual do Servidor (Serviços / Procedimentos)

Ausência para doação de sangue

Filipe Cesar Alves
30/09/2026 - 10:47 - atualizado em 30/09/2026 - 11:01

De acordo com o art. 97, inciso I, da Lei nº 8.112/1990, sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 1 (um) dia para doação de sangue.

Público-alvo: 
Professor, Técnico Administrativo, Servidores recém ingressados na UFU, Servidores que estejam em estágio probatório


Orientações
A solicitação de ausência para doação de sangue deve ser realizada pelo SouGov.br, por meio do aplicativo no celular ou acessando a página pelo computador (www.gov.br/sougov).
A equipe do SouGov disponibilizou o passo a passo para a solicitação de ausência para doação de sangue no endereço:
O servidor deverá apresentar o comprovante de doação de sangue emitido pela instituição responsável pela coleta.
A ausência corresponde a 1 (um) dia e deverá ocorrer no dia da realização da doação.
A concessão da ausência está condicionada à comprovação da doação de sangue.
Periodicidade
Para fins de concessão da ausência para doação de sangue, deverão ser observados os limites estabelecidos na regulamentação do Ministério da Saúde.
Conforme o art. 37 da Portaria nº 158/GM/MS, de 4 de fevereiro de 2016:

Legislações




Responsável
dipes@progep.ufu.br   (34) 3225-8055, 3225-8056, 3225-8057